Sanshou/Sanda

Sanshou (散手), que pode ser traduzido literalmente como "mãos livres", ou Sanda (散打), que pode ser traduzido literalmente como "luta livre", é uma forma chinesa moderna de combate mão-a-mão, um sistema de auto-defesa, e um desporto de combate.
Não é considerado um estilo de luta independente, mas um dos componentes das diversas modalidades de arte marcial chinesa, normalmente ensinado integrado às diversas formas de wushu. O termo Sanda é mais antigo e de uso mais comum, quando o governo chinês formalizou e padronizou as suas artes marciais usou oficialmente o termo Sanshou para designar este aspecto, posteriormente voltando a usar o termo Sanda.
Após a guerra da Coréia onde enfrentou directamente as tropas americanas, o governo chinês percebeu a necessidade de investir na pesquisa e desenvolvimento, procurando o melhor treino do seu exercito, assim incumbiu ao general Peng Dehuai o comando da pesquisa onde, além de especialistas em Artes Marciais de toda China, participaram médicos, educadores físicos, e pessoas relacionadas a actividades físicas e saúde. O novo sistema deveria observar três critérios:
- Simplicidade;

- Combate directo;
- Efectivo contra oponentes mais fortes.

Frase do Dia "Pode, no site do Instituto da Droga e da toxicodependência (IDT), obter, através de pesquisa, que pode ser efectuada por Concelho e Distrito, contactos de instituições que prestam apoio e informação no âmbito da toxicodepedência."

0 comments: