Pencak Silat


Pencak Silat ou Silat é uma arte marcial proveniente sudeste asiático, nomeadamente da Malásia, Indonésia, Singapura, Filipinas entre outros.
Mas este estilo também chegou á Europa, como podemos ver, na Holanda esta arte marcial chegou a ser tão praticada como o karaté é praticado nos EUA.
É uma arte marcial já muito transformada pelo tempo e existem inúmeras escolas, e assim inúmeros “aliran” (estilos). Muitos destes “aliran” reúnem-se na sua origem pela observação de animais selvagens em combate,”Harimau”(tigre) e “Elang”(Águia) são alguns exemplos.

Mais aprofundadamente o Silat é dividido em 4 bases:
1ª- Mental e espiritual:
Pencak silat aponta para o desenvolvimento da personalidade, carácter nobre e honra como na maior parte das artes marciais. O praticante deve usar o treino para focar as energias mentais e espirituais durante situações de combate ou emergências.
2ª-Auto-defesa:
Auto-confiança e preserverança é muito importante. Sem estas o potencial é comprometido significativamente.
3ª-Cultura e Arte:
A cultura e a “arte” de praticar pencak silat é muito importante, por isso esta arte marcial implica música tradicional e roupas.
4ª-Desporto:
Nesta pratica é muito importante o aspecto físico. Competições e treinos intensos ajudam os praticantes a manter a sua boa postura física e mental. Existem combates “full-contact” e formas para demonstração de uma, duas ou mais pessoas.

-Jorge M.R.

0 comments: