Recomendações alimentares e de actividade física

As recomendações alimentares e de actividade física aqui apresentadas têm por base a vasta evidência científica actual:- Adquirir um peso adequado à estatura e fazer a manutenção do mesmo através do equilíbrio energético entre o que é gasto e o que é consumido;- Limitar o consumo de gordura total preferindo sempre gorduras insaturadas e eliminando o consumo de ácidos gordos trans; - Aumentar o consumo de frutos, hortícolas, cereais e leguminosas;- Limitar o consumo de açúcares simples;- Limitar o consumo total de sal (sódio), assegurando que o sal consumido é iodado.Relativamente à actividade física recomenda-se um mínimo de 30 minutos diários para a redução do risco de doença cardiovascular, diabetes, cancro do cólon e da mama. Se o objectivo for o controlo ou a redução de peso, pode ser necessário aumentar o tempo diário dedicado à prática de actividade física.

(Info. retiradas do site da direcção geral de saúde disponivel nos Links)

O consumo de tabaco é, nos dias de hoje, a principal causa de doença e de
Mortes evitáveis.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), anualmente cerca de 4,9 milhões de pessoas morrem, em todo o mundo, em resultado do tabagismo. Se a epidemia não for travada, a mesma organização estima que, em 2020/30, esse número chegará aos 10 milhões de pessoas por ano.
Uma vez iniciado o consumo do tabaco, rapidamente se transforma em dependência (física e psíquica), provocada por uma droga psicoactiva - a nicotina – presente na folha do tabaco.
O fumo produzido pelo consumo do tabaco contém mais de quatro mil compostos químicos com efeitos tóxicos e irritantes, dos quais mais de 40 são reconhecidos como cancerígenos.
O tabagismo não é factor de risco apenas para o próprio fumador, mas também para aqueles que, não sendo fumadores, se encontram frequentemente expostos ao fumo passivo. Dados recolhidos em 1992, pela Comissão Europeia, revelaram que 29 por cento dos fumadores portugueses nunca se abstêm de fumar em presença de não-fumadores.
Estudos epidemiológicos confirmam a associação entre o tabagismo e...

-Um terço de todos os casos de cancro;
-90 Por cento dos casos de cancro do pulmão;
-Cancro do aparelho respiratório superior (lábio, língua, boca, faringe e laringe);
-Cancro da bexiga, rim, colo do útero, esófago, estômago e pâncreas;
-Doenças do aparelho circulatório, dos quais a doença isquémica cardíaca (25 por cento);
-Bronquite crónica (75-80 por cento), enfisema e agravamento da asma;
-Irritação ocular e das vias áreas superiores.
Fumar reduz a esperança média de vida em cerca de dez anos.
(Info retirada do site Portal da Saúde disponivel nos Links)


Frase do dia:


"O exercício físico em si não é saudável pois provoca desidratação, depleção de substratos, dano muscular e inflamação. A recuperação desse exercício é que é saudável visto que, com uma boa alimentação a acompanhar, nesta fase há reposição de nutrientes indispensáveis para o nosso organismo."


-Jorge Rodrigues

4 comments:

Anónimo disse...

good

Anónimo disse...

esta juventude tem k ter cuidado km a saude.
bom trabalho

Anónimo disse...

desde já dou os parabens ao site, é muito importante este tipo de divulgação e sensibilização!

Yan Long disse...

obrigado