Dia internacional do Wushu

Já á cerca de dois anos que tem vindo a ser "festejado" o dia internacional do Wushu, é uma data muito importante para os atletas desta modalidade que cada vez mais parece impor-se e começa agora, de facto, a ganhar dimensão fora do país de origem, a China.
A data é reconhecida pela International Wushu Federation (IWF), que de certa forma, apoiou a ideia desde o inicio.
Este dia situa-se no último mês do ano, dia 7.



Obrigado.

Sondagem

Com os resultados a servirem para trabalhos/estatisticas:
http://pt.livra.com/K109280367

http://pt.livra.com/K109280440
http://pt.livra.com/K109279707
http://pt.livra.com/K109281079

Obrigado.

Sanshou/Sanda

Sanshou (散手), que pode ser traduzido literalmente como "mãos livres", ou Sanda (散打), que pode ser traduzido literalmente como "luta livre", é uma forma chinesa moderna de combate mão-a-mão, um sistema de auto-defesa, e um desporto de combate.
Não é considerado um estilo de luta independente, mas um dos componentes das diversas modalidades de arte marcial chinesa, normalmente ensinado integrado às diversas formas de wushu. O termo Sanda é mais antigo e de uso mais comum, quando o governo chinês formalizou e padronizou as suas artes marciais usou oficialmente o termo Sanshou para designar este aspecto, posteriormente voltando a usar o termo Sanda.
Após a guerra da Coréia onde enfrentou directamente as tropas americanas, o governo chinês percebeu a necessidade de investir na pesquisa e desenvolvimento, procurando o melhor treino do seu exercito, assim incumbiu ao general Peng Dehuai o comando da pesquisa onde, além de especialistas em Artes Marciais de toda China, participaram médicos, educadores físicos, e pessoas relacionadas a actividades físicas e saúde. O novo sistema deveria observar três critérios:
- Simplicidade;

- Combate directo;
- Efectivo contra oponentes mais fortes.

Frase do Dia "Pode, no site do Instituto da Droga e da toxicodependência (IDT), obter, através de pesquisa, que pode ser efectuada por Concelho e Distrito, contactos de instituições que prestam apoio e informação no âmbito da toxicodepedência."

Reflexologia

A Reflexologia não deve ser confundida com a massagem básica dos pés ou com massagem de corpo de maneira geral – é uma técnica específica de pressão que actua em pontos reflexos precisos dos pés com base na premissa de que as áreas reflexas dos pés correspondem a todas as partes do corpo. Como os pés representam um microcosmos do corpo, todos os órgãos, glândulas e outras partes do corpo estão dispostos num arranjo similar ao dos pés. A reflexologia é uma arte suave, uma ciência e um método muito eficaz de tratamento. É uma técnica curativa holística – o termo holístico é derivado da palavra grega Holos que significa “inteiro” e, assim, procura tratar o indivíduo como uma entidade constituída de corpo, mente e espírito. A pressão é aplicada nas áreas reflexas dos pés com os dedos das mãos e usando técnicas específicas. Este procedimento provoca mudanças fisiológicas no corpo na medida em que o próprio potencial de cura do organismo é estimulado. Desta forma, os pés podem desempenhar um papel importantíssimo na conquista e manutenção de uma boa saúde. >>>Ler Mais

Frase do Dia: "Se tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço de papel – que deverá depositar no lixo, de imediato – ou com o antebraço; nunca com as mãos. Desta forma é possivel prevenir a transmição de virus, nomeadamente o virus da gripe A."